MUNICÍPIOS E CONSÓRCIOS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MUNICIPAL / CRESCIMENTO EQUILIBRADO E SUSTENTÁVEL
Projetos sistêmicos e intersetoriais, associados ao fortalecimento das premissas econômicas, sociais, ambientais e tecnológicas locais e regionais
Diagnóstico Integrado de Sustentabilidade Municipal
Levantamento baseado em avaliação estratégica contínua e princípios de responsabilidade socioambiental em todas as secretarias, visa uma avaliação sistêmica do processo de gestão ambiental e operacional do município com visão de futuro e contexto de sustentabilidade como base das decisões.
Licenciamento, Estudos e Relatórios Ambientais
Orientação e estudos para realização dos procedimentos adequados para Licenciamento Ambiental, Licença Prévia, Licença de Instalação, Licença de Operação bem como processos de estruturação para o atendimento a condicionantes ambientais, RAP Relatório Ambiental Preliminar, EIA RIMA Estudo e Relatório de Impacto Ambiental, etc
Licenciamento, Estudos e Relatórios Ambientais
Orientação e estudos para realização dos procedimentos adequados para Licenciamento Ambiental, Licença Prévia, Licença de Instalação, Licença de Operação bem como processos de estruturação para o atendimento a condicionantes ambientais, RAP Relatório Ambiental Preliminar, EIA RIMA Estudo e Relatório de Impacto Ambiental, etc
Elaboração de Planos Integrados de Resíduos Sólidos
Os planos de resíduos sólidos consistem em instrumentos da Política Nacional de resíduos Sólidos (PNRS) – Lei Federal nº 12.305/2010, sendo de responsabilidade dos Municípios a gestão integrada dos resíduos sólidos gerados em seus respectivos territórios. Dentre os diversos planos de resíduos sólidos previstos na PNRS, encontram-se os planos microrregionais de resíduos sólidos e os planos de resíduos sólidos de regiões metropolitanas, os planos intermunicipais de resíduos sólidos e os Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).
Planos Regionais de Logística Reversa:
Elaboração de Projetos para estruturação e planejamento de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada, conforme instituí a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei Federal 12.305/2010.
Instituição de Consórcios Regionais Intermunicipais de Manejo de Resíduos Sólidos
O consórcio público é constituído como associação pública, com personalidade jurídica de direito público e natureza autárquica ou como pessoa jurídica de direito privado sem fins econômicos. Pode ser composto por União, estados, Distrito Federal e municípios. Atuar de forma integrada e cooperativa facilita a sustentabilidade técnica, econômica, operacional, ambiental e social dos serviços.
Elaboração e Implantação de Programas de Educação Ambiental Socioambientais
O Programa de Educação Ambiental se constitui numa prática socioeducativa e cultural que contribui visa melhorar a relação homem-sociedade-natureza e busca sensibilizar os envolvidos quanto à importância do manejo sustentável e a responsabilidade compartilhada voltada à conservação e uso sustentável dos recursos naturais.
Análise de viabilidade econômico-financeira de implantação de usina de valorização de resíduos sólidos urbanos
Projeto sistêmico e estratégico com avaliação de diferentes tecnologias de tratamento e disposição final dos resíduos sólidos urbanos (RSU) empregadas no Brasil e no mundo visando determinar a viabilidade de aplicação e implantação de Usina de valorização de resíduos sólidos urbanos e ou Usina de valorização de resíduos sólidos industriais de acordo com o Estado ou região brasileira, considerando suas especificidades socioeconômicas e ambientais.